O prefeito David Almeida (Avante), candidato à reeleição, registrou o plano de governo da Coligação Avante, Manaus (Avante, PSD, MDB, DC e Agir) na Justiça Eleitoral.
Com 72 páginas, o Plano Manaus Mais 2025-2028 está estruturado em sete eixos estratégicos: Desenvolvimento Social, Atenção à Saúde, Educação Básica e Profissional, Infraestrutura e Mobilidade, Ambiental, Crescimento Econômico e Eficiência em Gestão.
“No plano de governo, além das propostas, apresentamos as principais realizações do nosso primeiro mandato. Em nossa gestão, Manaus mudou para melhor e sabemos que podemos fazer ainda mais, em prol da melhora da qualidade de vida da nossa população”, destaca David Almeida.
Saúde, Social e Educação
Entre as propostas apresentadas está a construção do primeiro hospital municipal de Manaus, unidades básicas de saúde (UBS) e laboratório de prótese dentária.
Se reeleito, o candidato prometeu também novas unidades do Prato do Povo e implantar duas novas Centrais de Cadastro Único (CadÚnico), nas zonas Norte e Leste.
Na educação, o plano do prefeito prevê a construção de mais creches e novas unidades do Ensino Fundamental e a implantação do Programa Mais Tempo na Escola.
O plano contempla também convocação dos 200 concursados da Guarda Municipal. Outra medida para o setor de segurança é reforçar o monitoramento por câmeras na cidade.
Infraestrutura e mobilidade
O eixo infraestrutura e mobilidade contempla projetos como a interligação do Parque 10 com a Avenida Efigênio Salles, terceira faixa na Avenida André Araújo, Complexo Viário no entroncamento das avenidas Brasil e Coronel Teixeira; e a sequência do Programa Asfalta Manaus.
Na habitação, a construção de novas unidades habitacionais, inclusive no Centro Histórico, e os programas Casa Manauara e Manaus Legal, terão continuidade.
Para o meio ambiente, a proposta é ampliar o programa de restauração de ecossistemas urbanos Anjos da Floresta, contemplando a instalação de novas ecobarreiras, além da ampliação do programa de arborização Manaus Mais Verde.
No eixo estratégico crescimento econômico, há a estruturação de um programa permanente de auxílio ao Microempreendedor Individual (MEI) e o balcão de atendimento e orientação ao Primeiro Negócio. E ainda: fortalecimento do programa Manaus + Agro, incentivo ao cooperativismo e associativismo; e pactuação com empresas de políticas de primeiro emprego, voltadas aos jovens.