Por Janaína Andrade |
O pré-candidato a prefeito de Manaus, Marcelo Ramos (PT), afirmou nesta quarta-feira, 31, que não irá pressionar os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) por apoio à sua chapa na eleição deste ano.
Isso porque, Braga e Omar são aliados do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, que convidou Marcelo Ramos a se filiar ao PT e concorrer à Prefeitura de Manaus.
Na eleição deste ano, os dois senadores sinalizam apoio à reeleição do prefeito David Almeida, do Avante. Mas a 5 dias do prazo final das convenções partidárias, ainda não oficializaram esse apadrinhamento.
Ao ESTADO POLÍTICO, Marcelo Ramos afirmou que sua relação com Braga e Omar é “direta” e que não buscará apoio por meio de Brasília.
“Minha relação com os senadores Omar e Eduardo é direta. Converso com eles. Quando sai candidato eles já estavam em outro palanque. Meu apoio a eles em 2026 está relacionado ao compromisso deles com projeto do presidente Lula. Em respeito a eles, eu aguardarei a decisão deles sobre ficar ou sair de onde estão para tratar sobre aliança”, disse Ramos ao site.
Braga e Omar comandam seus partidos no Amazonas e possuem voz e musculatura política para desenhar rumos de campanhas eleitorais. Braga já foi prefeito de Manaus, governador do Amazonas e ministro de Minas e Energia no governo de Dilma Rouseff. Omar foi vice-prefeito de Manaus por dois mandatos; vice-governador, governador e está em seu segundo mandato de senador da República.