MANAUS – O governador Wilson Lima (UB) anunciou, nesta terça-feira (30), reajuste salarial de 3,69% para os trabalhadores estatutários da saúde, referente à data-base de 2024. Mais de 22 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas serão beneficiados pela concessão.
“É o compromisso do governo em manter esse canal de diálogo sempre aberto, entendendo naturalmente a realidade do estado, mas levando em consideração a necessidade que o servidor e principalmente a saúde precisa dessa valorização. São profissionais que estão protegendo as nossas famílias, mas é preciso que esse profissional tenha a tranquilidade que sua família vai estar protegida e o trabalho dele está sendo valorizado”, afirmou Wilson Lima.
O reajuste segue o índice inflacionário nacional e o pagamento dos novos valores será feito a partir de setembro. Já o pagamento retroativo,referente aos meses de maio a agosto deste ano, será feito de outubro a dezembro.
Concessão
A concessão abrange trabalhadores da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e estatutários das fundações de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Hospital Adriano Jorge (FHAJ), Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Alfredo da Matta (Fuham), Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
De acordo com a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), o impacto mensal do reajuste no orçamento do Estado será de R$ 3,8 milhões, enquanto o anual R$ 51 milhões.
O governador Wilson Lima anunciou, ainda, durante a reunião com a categoria, mudança no decreto nº 44.221, de 15 de julho de 2021, que normatiza o pagamento do vale-alimentação e que vai passar a ser pago para todos os servidores estaduais que necessitarem de afastamento de suas funções em casos de licença médica, maternidade e licença prêmio.