Da Redação |
O policial militar Erivelton de Oliveira Hermes foi condenado a 28 anos e seis meses de prisão pela morte do adolescente Hering Silva Oliveira.
O crime ocorreu na tarde de 25 de outubro de 2018, na Minivila Olímpica do bairro Santo Antônio, na zona Oeste de Manaus, durante o atendimento de uma ocorrência policial. A vítima foi morta com um tiro nas costas.
O policial foi condenado, também, a outros 2 anos e 4 meses de reclusão por fraude processual.
Com a condenação, o policial teve a prisão decretada em plenário para o imediato cumprimento provisório da pena.
O julgamento começou na manhã de quarta-feira (24), no plenário principal do Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis e foi concluído às 16h de quinta-feira (25) com a leitura da sentença.
Na sentença, o juiz Saulo Góes Pinto também determinou a perda do cargo público do réu. Isso por conta da incompatibilidade entre a condenação do acusado e a função por ele exercida.
“O réu está sendo condenado a 28 (vinte e nove) anos e 06 (seis) mês de reclusão, ainda 02 (dois) anos e 04 (quatro) meses de detenção de pena privativa de liberdade por delito gravíssimo de homicídio consumado praticado por ele, policial militar, que, em pleno exercício do cargo, negando os deveres a ele inerentes, no qual está autorizado ao uso de arma, voltou-se contra adolescente de 15 anos que, por dever de ofício, deveria proteger, assim como tentou burlar o sistema funcional ao qual pertence buscando fraudar o processo penal para alterar a verdade dos fatos, circunstâncias que demonstram personalidade incompatível com o exercício da função, despreparo para o exercício do cargo público em cuja permanência coloca em risco a sociedade”, escreveu o magistrado na sentença.
O policial pode recorrer da decisão.