Da Redação |
É regular o nível de Transparência e Governança Pública da Prefeitura de Manaus.
É o que aponta a avaliação do mais recente Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), publicado na terça-feira (16) pela Transparência Internacional – Brasil.
O levantamento se concentrou apenas nas capitais. Das 25 que entraram no estudo, a capital do Amazonas ficou na 19ª posição, apenas uma posição acima das 6 piores quando o assunto é transparência.
A avaliação não inclui o Distrito Federal nem Porto Alegre, que não foi incluída no comparativo com as outras capitais devido à crise das enchentes.
Cada capital recebeu uma nota de 0 a 100, onde 0 representa o pior resultado e 100 o melhor em matéria de transparência.
O ITGP é uma avaliação regular que mede indicadores importantes para a transparência de entes públicos. Esta edição avalia as dimensões de Governança, Legislação, Participação Social e Comunicação, Plataformas, Transparência Administrativa e Orçamentária e Obras Públicas nas prefeituras.
O levantamento revela que a transparência de três em cada quatro capitais brasileiras é “regular” ou “ruim”. O resultado negativo preocupa especialmente pela falta de dados disponíveis sobre obras e emendas em ano eleitoral.
Leia a íntegra do estudo AQUI.