Da Redação |
A partir de sábado (20), as convenções partidárias para escolha dos candidatos às eleições de outubro estão autorizadas pela Justiça Eleitoral. Os eventos internos das legendas marcam a oficialização da disputa eleitoral e devem ser realizados até 5 de agosto.
Pela legislação eleitoral brasileira, os candidatos precisam estar filiados a um partido político. Mas, diante do grande número de filiados que pretendem concorrer, as legendas precisam realizar eleição interna para ocupar as vagas que estarão em disputa.
Após as convenções, partidos e federações poderão registrar as candidaturas dos escolhidos na Justiça Eleitoral até 15 de agosto.
A partir do dia 16 de agosto, os candidatos estão liberados para fazer propaganda eleitoral na internet e nas ruas. Até 5 de outubro, um dia antes do primeiro turno, está liberada a realização de caminhadas, carreatas com carro de som, distribuição de material de campanha, comícios e compra de publicidade paga nos meios de comunicação. O segundo turno está marcado para 27 de outubro.
Saiba quem são os pré-candidatos a prefeito de Manaus
A eleição para prefeito de Manaus conta, até aqui, com ao menos oito pré-candidatos.
As candidaturas serão oficializadas nas convenções partidárias de 20 de julho a 5 de agosto.
Até lá, todos são tratados como pré-candidatos.
Veja a lista de pré-candidatos a prefeito de Manaus por ordem alfabética:
*Amom Mandel (Cidadania);
*Capitão Alberto Neto (PL);
*David Almeida (Avante);
*Marcelo Ramos (PT);
*Natália Demes (PSOL);
*Professora Maria do Carmo (Novo);
*Roberto Cidade (União Brasil);
*Wilker Barreto (Mobiliza);