Da Redação |
Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (24) pelo Ipen (Instituto de Pesquisa do Norte) atualiza o cenário da disputa pela Prefeitura de Manaus.
De acordo com o Ipen, no cenário de pesquisa estimulada, o prefeito David Almeida (Avante) abriu vantagem para garantir uma das vagas no segundo turno das eleições em Manaus.
Se as eleições fossem hoje, o prefeito teria 35,9% dos votos. Na pesquisa anterior do Ipen, publicada em 13 de maio, David tinha 30,5%.
No sentido contrário, Amom Mandel (Cidadania) perdeu força em comparação com a pesquisa anterior, segundo o Ipen. Em maio, o deputado federal tinha 27,5% das intenções de voto. Agora soma 23,8%.
A consulta do Ipen mantém o cenário favorável para um segundo turno entre David e Amom. Isso porque os dois aparecem muito à frente dos demais pré-candidatos, sendo os únicos a somarem mais de dois dígitos no percentual de intenção de votos.
Veja abaixo o desempenho de todos os nomes consultados pelo Ipen:
A pesquisa foi encomendada pelos sites Amazonas Atual, Blog do Hiel Levy, BNC Amazonas, Portal do Marcos Santos, Portal Mário Adolfo e Portal Único.
A pesquisa ouviu 1 mil eleitores em Manaus de forma presencial, entre os dias 10 e 19 de junho. A margem de erro da consulta é de 3,09%.
Segundo turno
A pesquisa também consultou o eleitor sobre eventuais disputas no segundo turno.
De acordo com o Ipen, David levaria vantagem em todos os cenários.
O nome do prefeito foi testado na consulta com Amom, Capitão Alberto Neto (PL), Marcelo Ramos (PT) e Roberto Cidade (UB).
Entre os quatro adversários, Amom é o que mais ameaça a vitória de David em um eventual segundo turno.