Da Redação |
Os trâmites para modernização e obras de construção do Porto da Manaus Moderna estão avançando. Na sexta-feira (14), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) promoveu audiência pública com o objetivo de ouvir os anseios da sociedade e apresentar dados fundamentais para a contratação de empresas interessadas em elaborar os projetos básico e executivo para a construção do porto, localizado na capital do estado do Amazonas.
A sessão pública foi realizada presencialmente no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), em Manaus, e transmitida por meio do canal do DNIT no YouTube para que os interessados pudessem participar.
Com previsão orçamentária de aproximadamente R$ 520 milhões, o objetivo do empreendimento é melhorar a infraestrutura portuária da região, aprimorando o transporte fluvial de passageiros e cargas, visando benefícios para usuários e hidrovias.
O novo porto será composto por duas ligações principais, uma na Feira da Manaus Moderna e outra na Feira da Banana. Ele incluirá seis pontes móveis; quatro flutuantes intermediários; dois flutuantes de popa e dois de proa; e dois módulos de cais flutuantes. O empreendimento contará ainda com uma área de retroporto equipada com um muro de contenção, terminal de passageiros, sedes administrativa e de fiscalização, dois pontos de apoio, guaritas e terminais de cargas. A previsão de contratação das obras é setembro de 2024.
O Porto de Manaus registra um movimento significativo de embarcações, com milhares de balsas, barcos regionais e navios de carga e passageiros atracando no porto. Esse volume de tráfego reflete a importância estratégica da instalação para a economia e a mobilidade regional, facilitando o transporte de mercadorias e passageiros pela vasta rede de hidrovias do Amazonas.
A futura Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) de Manaus Moderna será um marco na modernização do sistema de transporte de passageiros e cargas da região. O objetivo central é estabelecer um terminal portuário público moderno e eficiente, com uso misto, alinhado a critérios técnicos, econômicos e socioambientais. Essas melhorias significativas proporcionarão um ambiente organizado e seguro para pedestres, transportadores e veículos.