Por Janaína Andrade |
MANAUS – O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) realizou uma operação nesta sexta-feira (14) que resultou na prisão de seis policiais militares. Outros dois PMs ainda estão sendo procurados. Conforme o MP-AM, eles foram presos por tráfico de drogas.
Foram expedidos mandados de prisão contra cinco sargentos, dois cabos e um tenente. Também estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão.
Os policiais envolvidos no caso, segundo o MP-AM, atuam no Batalhão de Trânsito e na 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).
De acordo com o promotor de Justiça Armando Gurgel Maia, titular da Promotoria Especializada no Controle Externo da Atividade Policial (Proceap), em uma ocorrência no dia 17 de maio deste ano no bairro Educandos, os policiais transportaram 17 sacos de fibra portando maconha. O MP-AM obteve vídeos dos policiais transportando os sacos de droga de uma casa para a viatura, modelo L200 branca, que foi utilizada para transportar sacos com drogas.
“Eles foram até esse local, não se sabe para transportar essa droga por fazerem parte já do próprio corpo da traficância ali ou se foram tomar essa droga de algum outro traficante naquilo que no jargão popular chamamos de “arrocho”. A situação foi essa: ou foi um arrocho ou foi um transporte de drogas porque já eram traficantes mesmo. De uma forma ou de outra eles incidem no crime de tráfico de drogas, porque estavam transportando drogas”, disse o promotor.
Ainda em andamento, a operação foi denominada de “Audácia”. Conforme o promotor, parte dos policiais que são alvo desta operação já respondem na Justiça Estadual por situações semelhantes.
“Essas pessoas estavam praticando crimes se utilizando do aparato policial, enquanto deveriam estar prendendo os traficantes eles estavam apreendendo esse material. Foi um ato que foi pego, é possível que tenham praticado outras vezes esse tipo de situação, existem policiais aí que já tem outras situações parecidas em andamento já na Justiça e até recentemente sofreram ações no mesmo sentido. Mas o fato aqui é singular, é um fato único acontecido no dia 17 de maio de 2024, a partir das 16h30, eles iniciaram a chegada neste local, na rua Ana Nogueira, no bairro Educandos, e começaram a fazer, justamente, o carregamento desse material que, por amostragem, inclusive, foi constatado que era droga. Como assim por amostragem? Foram transportados 17 sacos dentro de uma viatura e mais um saco dentro de outra viatura, parte dessa droga, portanto, foi apresentada na delegacia como uma história de cobertura. É essa a constatação pela investigação. Mas o modus operandi foi esse”, detalhou o promotor.
De acordo com o coronel Nilo Corrêa, diretor do Departamento de Justiça e Disciplina (DJD) da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM), será investigada a responsabilidade administrativa desses policiais, em relação à questão disciplinar. “Sendo comprovados estes crimes, isso pode culminar com a exclusão dos quadros da PMAM”, explicou o coronel.