Da Redação |
Pesquisa divulgada na quinta-feira (17) pela Quaest Consultoria e Pesquisa atualizou o cenário da disputa pela Prefeitura de Manaus em 2024.
O instituto de pesquisa verificou também o percentual de transferência de voto para os pré-candidatos do presidente Lula (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo a pesquisa, 49% dos eleitores que votaram em Bolsonaro em 2022 têm a intenção de votar em David Almeida (Avante) ou Amom Mandel (Cidadania).
O percentual de eleitor de Bolsonaro que diz votar em David é de 25%. E os que declaram votar em Amom chega a 24%.
Amom e David não são, oficialmente, aliados de Bolsonaro. O pré-candidato a prefeito de Manaus que tem o apoio do ex-presidente é o deputado federal Capital Alberto Neto, do PL.
Transferência para pré-candidato do PL
De acordo com a Quaest, até aqui, apenas 28% dos eleitores de Bolsonaro em 2022 dizem que votariam em Alberto Neto para prefeito se a eleição fosse hoje.
Bolsonaro esteve em Manaus no início de maio, onde participou de ato político em apoio à pré-candidatura de Alberto Neto.
As pesquisas de intenção de voto feitas em Manaus colocam Alberto Neto em 3º lugar. Na consulta da Quaest, o pré-candidato foi citado por 15% dos eleitores.
Como outras consultas, na pesquisa da Quaest, David e Amom são os pré-candidatos, respectivamente, com o maior percentual de intenção de voto.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número AM-07730/2024. O nível de confiança da consulta é de 95%.
Feita entre os dias 8 e 11 de maio, a pesquisa ouviu 1.002 eleitores. A margem de erro é de 3,1%.