Da Redação |
A recompra da Refinaria de Manaus (Reman), no Amazonas, é um dos itens na lista de prioridades do governo federal para a gestão de Magda Chambriard na Petrobras.
A informação foi divulgada nesta sexta-feira (17) pela Folha de São Paulo.
“A lista de projetos prioritários inclui, além da retomada de obras em refino, a recompra das refinarias vendidas durante o governo Jair Bolsonaro (PL). A Petrobras já vinha negociando fatia da Refinaria de Mataripe, na Bahia, mas o governo quer de volta também a Refinaria do Amazonas”, informou a Folha.
Magda foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para substituir Jean Paul Prates, demitido na terça-feira (14).
Venda
A Refinaria de Manaus foi vendida pela Petrobras ao Grupo Atem em dezembro de 2022 por US$ 257,2 milhões (mais de R$ 1,3 bilhão ao câmbio daquele ano).
À época, a venda foi muito criticada pelos Petroleiros. Em nota, o então coordenador da FUP (Federação Única dos Petroleiros) e integrante do grupo técnico de Minas e Energia do grupo de transição, Deivid Bacelar, disse que o fechamento da transação “tinha que ser suspenso”.
“É um absurdo concluir essa operação de forma açodada, no apagar das luzes de um governo especialista em vender o patrimônio público brasileiro a preço de banana”, afirmou.,