Por Janaína Andrade |
MANAUS – Após reunião com o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília, na noite desta quinta-feira, 25, a secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Moura (PT), recuou de sua pré-candidatura à Prefeitura de Manaus e declarou apoio ao pré-candidato Marcelo Ramos (PT). A decisão foi compartilhada por Anne nas redes sociais.
“Em Brasília ao lado de @marceloramos.am nos encontramos para dialogar sobre nossa unidade em torno de um projeto para Manaus. Como dirigente nacional sempre pautei a minha atuação no fortalecimento do nosso projeto nacional e do @ptbrasil como ferramenta de organização e luta do povo da floresta sempre com a confiança da Presidenta @gleisihoffmann e do Presidente @lulaoficial. Acredito no potencial e na importância de apresentarmos nessas eleições uma alternativa alinhada com o projeto do presidente Lula e do campo popular que trabalha de forma incansável na reconstrução do Brasil. Por isso tão importante quanto o nome são os compromissos e os projetos e como os meus sempre foram coletivos, me somo a esta construção”, escreveu Anne.
A retirada da pré-candidatura de Anne ocorre 24 dias após Marcelo Ramos divulgar que foi convidado por Lula e pela nacional do PT, Gleisi Hoffmann, para entrar na legenda e construir uma pré-candidatura a prefeito. Anne reagiu e disse que estava há quase um ano como pré-candidata do PT, seguindo regras internas do partido e em acordo com o presidente Lula e a direção nacional da sigla.
A secretária nacional de Mulheres do PT, nesta semana, afirmou que era alvo de violência política de gênero dentro do PT Amazonas. Na quinta-feira, após a reunião com Lula e Marcelo, Anne falou da “importância de fazer da política um espaço pedagógico de construção de uma sociedade mais justa e fraterna não só de forma pública, mas, principalmente nos bastidores, onde violências e silenciamentos dominam o ambiente”.
“Seguirei na luta por mais mulheres na política e em defesa de um prefeito do povo para Manaus. Agradeço ao Marcelo pelo respeito e carinho que me tratou desde o começo, saiba que terá verdadeiramente uma companheira, e na política construiremos uma boa disputa na cidade Manaus, para que todos e todas saibam que teremos sim um projeto de esquerda e progressista”, afirmou.
Marcelo Ramos, também nas redes sociais, agradeceu à Anne e falou da necessidade da unidade do PT em Manaus na eleição municipal.
“(…) conversamos rapidamente eu, presidente Lula, nossa companheira Anne Moura e o ministro Padilha sobre a unidade do partido para a disputa das eleições em Manaus. Agradeço o gesto da Anne que, reconhecendo a importância de estarmos juntos para oferecer uma alternativa democrática e progressista a Manaus e para defender o legado do presidente Lula que só fez o bem para a nossa cidade, manifestou sua disposição de ser pré-candidata a vereadora e o apoio a minha pré-candidatura a prefeito.