Da Redação |
Pesquisa da Pontual divulgada nesta quinta-feira (18) em Manaus aponta que se a eleição para prefeito de Manaus fosse hoje Amom Mandel (Cidadania) seria o candidato mais lembrado pelo eleitorado. O prefeito da capital, David Almeida (Avante), que é pré-candidato à reeleição, seria o segundo mais votado.
De acordo com a pesquisa, no cenário estimulado, Amom tem hoje 29,3% das intenções de voto. Enquanto David tem 27,5%.
Na terceira posição, empatados tecnicamente, vem Alberto Neto (PL) com 9,1% e Roberto Cidade (União Brasil) com 9%.
Marcelo Ramos (PT) tem 6,2%, Maria do Carmo (NOVO) 2,3% e Wilker Barreto (PMN) aparece com 2% das intenções de votos.
Nesta pesquisas, os eleitores que afirmaram que irão votar branco/nulo somam 7,4% e os indecisos representam 7,2%.
A pesquisa foi realizada no período de 12 a 16 de abril e ouviu 1.066 eleitores de todas as zonas da cidade. A margem de erro é de 3% com intervalo de confiança 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº AM-09521/2024.
Rejeição
O prefeito David Almeida, segundo a Pontual Pesquisas, lidera em rejeição com 26,6%. Marcelo Ramos é rejeitado por 17,8% dos eleitores. Amom Mandel é o terceiro mais rejeitado, com 10,1%; Maria do Carmo com 9,2% e Wilker Barreto com 8,3%. A menor rejeição é de Roberto Cidade com 5,3%. O segundo pré-candidato menos rejeitado é Alberto Neto com 5,8%.
Questionados sobre a decisão da escolha do candidato, 57,5% dos entrevistados responderam que estão decididos sobre em quem irão votar. Já 41,5% admitiram que podem mudar o voto, enquanto 1% dos entrevistados não souberam opinar.
Segundo turno
Nos cenários de segundo turno, Amom vence David Almeida, até aqui, seu principal adversário na disputa. Amom, conforme a pesquisa, teria o voto de 49,2% dos eleitores, enquanto David Almeida teria 40,3%. Branco e nulos somariam 8,9% e indecisos 1,6%.
Veja a pesquisa na íntegra: