Por Janaína Andrade e Lúcio Pinheiro |
A primeira etapa do parque Gigante da Floresta, que integra o parque linear Amazonino Mendes, construído entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nas zonas Leste e Norte da capital, será entregue na primeira quinzena de junho. A informação foi dada pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), durante vistoria na obra na manhã desta quarta-feira, 17.
“Nós vamos entregá-la na primeira quinzena de junho, provavelmente entre o dia 12 e o dia 15. A segunda etapa nós vamos entregar, muito provavelmente na primeira quinzena de agosto. Então, dessa foram que fazemos investimentos para que a população de Manaus possa, também, ter acesso ao lazer, ao entretenimento, a cultura e, acima de tudo, à dignidade”, disse David em entrevista à imprensa.
Na segunda etapa estão sendo construídos quiosques, um Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs), jardim, quadra poliesportiva, uma quadra de areia, dois playgrounds e um playground inclusivo, academia ao ar livre, dois paraciclos e área de estacionamento.
A área cenográfica do parque Amazonino Mendes, também em obras, tem 25 mil metros quadrados, e terá formas de animais e da flora amazônicos, com as esculturas de grandes dimensões.
A área total do parque envolve 134 mil metros quadrados, com projeto arquitetônico do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
O prefeito ainda destacou que o Gigantes da Floresta tem o intuito de resgatar a primeira infância, um espaço para encantar as crianças, pais e responsáveis, para que reduza a interação apenas por meios eletrônicos. A meta é que a atração se torne um ponto turístico para que a população conheça as zonas Norte e Leste de Manaus.
“Essa primeira infância é muito importante para nós e eu tenho certeza que assim como Manaus se encantou com o Mirante, o largo da Ilha de São Vicente, o Casarão Thiago de Melo, e agora o Píer, o Sky Glass, tudo lá no centro, eu tenho certeza que Manaus vai vir conhecer a zona Leste e a zona Norte. Porque, guardada as devidas proporções, nós temos um grande complexo interativo e contemplativo para as crianças e para os adultos”, acrescentou o prefeito.