MANAUS – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas) aprovou nesta segunda-feira (1º) um requerimento em que pede ao Governo de Roraima um agente da Polícia Civil daquele estado para atuar nos trabalhos da Comissão.
O requerimento foi proposto pelo deputado estadual que preside a CPI, Delegado Péricles, que é delegado da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). O agente da Polícia Civil de Roraima é o analista de Divisão de Combate à Corrupção, Ricardo Pedrosa Alves.
Entre as justificativas para querer um membro da PC-RR atuando na CPI da ALE-AM, Péricles pontuou que o profissional do Estado vizinho tem mais isenção que os daqui. Isso porque, segundo o deputado estadual, no Amazonas, o poder público interfere no trabalho de policiais civis e militares.
“O colega Ricardo Pedrosa Alves traz toda essa isenção, porque sabemos que volta e meia tem interferência, sim, do poder público nos atos de policiais civis e militares. Isso é uma realidade que infelizmente acontece aqui no nosso Estado. E essa é uma das razões também para eu pedir o colega que tem experiência e é isento para nos ajudar na CPI”, disse Péricles.
O deputado estadual Dr. Gomes (PSC), da base do governo do Amazonas na ALE-AM, votou contra o requerimento. Segundo ele, é constrangedor recorrer a um profissional de fora, quando se tem profissional capacitado no Estado.
“Retire esse requerimento. Eu me sinto constrangido em votar para aprovar o nome do sr. Ricardo para vir aqui dar aula de honestidade, de combate à corrupção no nosso estado. Queria dizer que valorizo os policiais civis da nossa corporação”, disse Gomes a Péricles. O requerimento foi aprovado.
Péricles rebateu a fala de Gomes. Lembrou que já convocou para a CPI um policial do Amazonas. E lembrou também que a PC-AM tem efetivo reduzido, o que o impediria de seguir requerendo mais policiais do Estado.
“Não [é] para dar aula aqui no Estado do Amazonas, [é] para auxiliar a investigação da CPI. É esse o objetivo. Então precisamos de pessoas qualificadas. Temos muitos aqui no Estado do Amazonas [também] . Tem um aspecto que é a questão do efetivo. Eu tenho que requisitar outro colega, que acredito que vai ser necessário conversar com a delegada geral para ver a possibilidade, não desfalcando os quadros da Polícia Civil, que sei que hoje é uma situação complicada em que se vive, por conta do nosso efetivo”, disse Péricles.
Delegacia
Segundo o deputado, o agente da PC-RR atua na delegação de combate à corrupção de Roraima. Segundo o deputado do Amazonas, há uma orientação do Ministério da Justiça para se instalar delegacias de combate à corrupção em todos os estados, o que o Amazonas ainda não o fez. De acordo com o presidente da CPI, o assunto não seria do interesse do secretário de Segurança, Louismar Bonates.
“Infelizmente, aqui no Estado do Amazonas não se instalou ainda, e me parece que é muito porque o secretário de Segurança [Louismar Bonates] é contra a instalação dessa delegacia de combate à corrupção”, disse Péricles.
Assim como Péricles, o governador de Roraima, Antonio Denarium, é apoiador do governo Bolsonaro.
Para assistir a íntegra da reunião da CPI da Saúde desta segunda-feira clique aqui.