Da Redação |
Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Instituto de Pesquisa do Norte (IPEN) atualiza a intenção de voto do eleitorado de Manaus para a prefeitura da cidade.
Na consulta, em 4 cenários, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) aparece na frente do atual prefeito, David Almeida (Avante).
No cenário 1 (estimulado), em que 13 nomes foram apresentados aos entrevistados, Amom teve 28,2% das intenções de voto, contra 24,7% de David.
No mesmo cenário, o nome do ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, aparece em terceiro lugar, com 6,7%, seguido de Coronel Menezes (5,6%), Roberto Cidade (5,6%) e Capitão Alberto Neto (5,3%).
Neste cenário, o IPEN testou ainda os nomes de José Ricardo (PT), Ricardo Nicolau (Solidariedade), Maria do Carmo Seffair (Novo), Anne Moura (PT), Wilker Barreto (Mobiliza), Carol Braz (MDB) e Israel Tuyuka (Psol).
A consulta ouviu mil pessoas, de forma presencial, entre os dias 25 de março e 3 de abril, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AM-01476/2024. A margem de erro é de 3,09%.
A pesquisa testou ainda 3 cenários de 2º turno. Em uma eventual disputa entre Amom e David, o deputado federal levaria vantagem, com 45,4% dos votos, contra 37,1% do atual prefeito.
Em um cenário de disputa entre David e Alberto Neto, o prefeito venceria com 47,7% contra 27,8% do pré-candidato do PL.
Já em uma eventual disputa de 2º turno entre David e Coronel Menezes, o prefeito levaria a melhor com 48,2% dos votos, contra 27,3% do político do Progressistas.
A pesquisa foi encomendada por um grupo de portais de notícias de Manaus.
Abaixo, a íntegra da pesquisa: