MANAUS – O MP-AM (Ministério Público Estadual) abriu uma investigação para apurar a responsabilidade do Grupo DB após a apreensão de 1,6 tonelada de carne bovina em condições irregulares para consumo em unidade do supermercado localizada no Centro de Manaus.
O Procedimento Preparatório foi aberto pela promotora de Justiça, Sheyla Andrade dos Santos, titular da 81ª Prodecon, nesta quinta-feira, 21, e publicada no Diário Oficial do órgão da mesma data.
A investigação foi instaurada a partir de uma operação da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em conjunto com a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor da Polícia Civil (Decon), realizada na segunda-feira, 18, no Super DB Centro, localizada na avenida Eduardo Ribeiro.
“Recebemos uma denúncia referente à venda de carne em condições impróprias para o consumo nesse estabelecimento, e fomos prontamente verificar”, explicou o diretor em exercício da Visa Manaus, Ricardo Celestino.
“No supermercado, os fiscais da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), da Visa Manaus, constataram a presença de uma grande quantidade de carne submetida a vários procedimentos inadequados. Além das peças terem sido congeladas pelo próprio supermercado, que não tem autorização para o procedimento, elas estavam sendo embaladas para venda sem as devidas informações de procedência, data de validade, selo de inspeção sanitária e demais itens exigidos pela legislação sanitária. Sem esses dados, não há como garantir a segurança do alimento para aquisição e consumo pelos clientes”, acrescentou Celestino na ocasião.
Pelas infrações, os responsáveis pelo supermercado irão responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ 139,82, sem prejuízo de outras sanções eventuais.
A carne apreendida, por sua vez, foi retirada do estabelecimento e levada para o descarte adequado pelos fiscais.
Outro lado
Procurado pela reportagem, o Grupo DB informou, por meio de sua assessoria, que não irá se manifestar sobre a investigação aberta pelo MP-AM.
Como denunciar
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços, por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail [email protected].