Por Lúcio Pinheiro |
A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) homologou licitação para a empresa Amazon RM Serviço de Crematório prestar serviços de cremação de cadáver humano na cidade de Manaus.
A empresa cobrou R$ 34,4 milhões para realizar o serviço. O despacho da homologação foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do último dia 14. O ato é a última fase administrativa antes do serviço começar a ser realizado.
A prestação do serviço de cremação de cadáver humano por parte da prefeitura de Manaus começou a ser realizada durante a pandemia do coronavírus, em 2020. A Amazon RM foi criada em maio daquele ano.
Na sexta-feira (16), a reportagem solicitou da Semulsp informações sobre o número de cremações realizadas atualmente. O texto será atualizado em caso de retorno da assessoria de imprensa do órgão.
Justificativa
No projeto básico constante na documentação do pregão eletrônico, a Semulsp afirma que a contratação do serviço de cremação é necessária para aumentar a vida útil dos cemitérios de Manaus.
Segundo a secretaria, o Cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, zona Oeste, é o único (Manaus tem 10) que ainda suporta abertura de novas áreas, mas já esbarra em limitações de espaço físico.
De acordo com o projeto básico, pelos R$ 34,4 milhões, a empresa deve realizar 6.960 cremações.
Leia abaixo a íntegra do despacho de homologação: