Da Redação |
A Defesa Civil do Estado do Amazonas define como “cenário preocupante” o nível de algumas calhas de rio do estado, o que pode significar, em 2024, em uma reprise da estiagem de 2023.
“No primeiro trimestre de 2024, houve uma anomalia negativa no volume de chuvas em algumas calhas do estado, conforme previsto pelo prognóstico climático. O relatório do monitoramento hidrológico, traz um cenário preocupante no que diz respeito a recuperação do nível dos rios tendo como principal influência o baixo nível nos meses de setembro, outubro e novembro, meses da maior estiagem da história do Amazonas”, informou o órgão em texto enviado à imprensa nesta quarta-feira (13).
O órgão informou que vem compartilhando informações com diferente setores do Estado com o objetivo de colaborar com plano de ação para minimizar os impactos para a população de uma nova estiagem histórica.
“Para garantir a preparação e minimização dos impactos da possível estiagem, a Defesa Civil do Estado realizou reuniões com diversos setores, incluindo Indústria e Empresas, Tribunal Regional Eleitoral, Fornecedores de Energia Elétrica, Fornecedores de Saneamento e Água, Empresas de Transporte e Logística, Prefeitos, Secretarias, Ministério Público de Contas e empresas de telecomunicação. O objetivo dessas reuniões foi fornecer informações e coordenar ações de prevenção, preparação e mitigação, visando garantir que os serviços não sejam interrompidos”, informou o órgão.