MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), fez a entrega, na manhã deste domingo, 10, de 50 novos ônibus, com ar condicionado e câmeras de segurança, ao serviço de transporte coletivo da cidade. Os veículos vão integrar a frota atual, que passa a contar com 367 novos ônibus entregues desde o início da atual gestão municipal, uma renovação histórica da frota que atende a população manauara.
A apresentação dos veículos aconteceu no complexo viário Prefeito José Fernandes, entre as avenidas Governador José Lindoso e Barão do Rio Branco. De janeiro de 2021 até o final do ano passado, a Prefeitura de Manaus já havia entregue 317 ônibus novos.
O prefeito David Almeida anunciou que, ainda este ano, haverá a entrega de mais 75 ônibus novos, além de novos ônibus elétricos.
“A previsão é que sejam entregues, este ano, 125 novos carros. Menos esses 50 aí, vocês façam as contas. Nós vamos entregar, ainda este ano, 12 carros elétricos. Inclusive, já tem dois a caminho da nossa cidade”, declarou o prefeito que ainda anunciou a reforma de terminais de ônibus nos bairros.
“São 34 pequenos terminais nos bairros onde os ônibus ficam. A nossa meta é recuperar os 34. Para isso, nós dependemos do aporte de recursos do empréstimo que está sendo analisado na Câmara, uma mudança, uma linha do empréstimo que foi aprovado no ano passado”, anunciou o prefeito.
Atualmente, a capital conta com cerca de 800 ônibus circulando de forma contínua, com 50% dessa frota já sendo de veículos com ar-condicionado. No início da administração atual, Manaus possuía 18 ônibus com ar-condicionado.
Os novos coletivos se juntarão à frota existente, que atualmente inclui 1.166 ônibus distribuídos em 218 linhas, atendendo todas as áreas da cidade, incluindo as zonas rurais. O sistema de transporte da capital registra mais de 500 mil passagens diárias, refletindo a importância do transporte público na vida diária dos cidadãos.