Da Redação|
MANAUS – O deputado estadual Daniel Almeida (Avante) apresentou o Projeto de Lei nº 89/2024 para criar o “Programa Merenda Escolar Vegetariana” nas escolas públicas do Amazonas.
Se aprovado pela ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas), as escolas estaduais ficarão obrigadas a disponibilizar no cardápio a opção de alimentação vegetariana para os estudantes.
O programa, segundo o deputado, “atenderá todos os alunos das escolas públicas estaduais que optarem pela alimentação vegetariana, cabendo aos pais ou responsáveis, formalizar esta opção frente à direção da escola”.
Em trecho da justificativa do Projeto de Lei, Daniel sustenta o programa “busca com essa alimentação vegetariana a capacidade de fornecer os nutrientes que necessitamos para termos saúde e longevidade”.
“(…) essas pessoas tendem a viver mais e a apresentar um menor risco de câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. (…) Os mais recentes estudos mostram que, ao priorizar alimentos de origem vegetal, o indivíduo tem acesso também aos principais meios de se obter naturalmente os compostos bioativos, substâncias
associadas a benefícios à saúde e a uma maior longevidade”, sustenta o deputado em outro trecho da justificativa do PL.
De acordo com o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), a proposta de Daniel Almeida está na Diretoria de Apoio Legislativo.
Veja a íntegra do Projeto de Lei aqui.