MANAUS – O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), divulgou nesta quarta-feira (27) ser contra a reabertura do comércio e de igrejas anunciada pelo Governo do Amazonas.
Segundo a Prefeitura de Manaus, a posição do prefeito foi externada durante vídeoconferência do prefeito com o governador Wilson Lima (PSC), na tarde desta quarta-feira.
“Eu não faria um plano de reabertura agora, mas, como foi feito, coloco toda minha torcida para o êxito. Vamos lutar para que dê certo, mesmo eu não concordando com a ideia”, disse o prefeito ao governador e demais participantes da reunião.
De acordo com o prefeito, é preciso cautela nessa reabertura, porque, apesar da redução de sepultamentos na capital, o número de casos continua subindo.
“Temo por uma segunda onda, um segundo pico, que pode ser ainda mais grave”, disse Arthur.
O prefeito afirmou que Manaus foi uma das cidades brasileiras onde a população não aderiu ao isolamento social e que a reabertura, na verdade, já estava acontecendo antes de se oficializar quaisquer medidas.
Decisão do governo
O governador anunciou no início da noite desta quarta-feira a reabertura gradual do comércio na capital. Pressionado por políticos evangélicos, Wilson incluiu também nessa primeira fase as igrejas.
Segundo Wilson, a abertura seguirá medidas de segurança, como limite de clientes dentro dos estabelecimentos, assim como o uso obrigatório de máscaras.
A secretária de Estado de Saúde, Simone Papaiz, informou durante coletiva ao lado do governador que o Amazonas conseguiu ampliar a estrutura de assistência nas unidades hospitalares.
Em paralelo a isso, segundo Simone, há nos últimos dias uma queda no número de internação.
A diretora presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Costa Pinto, também sustentou que há uma estabilidade no número de casos de Covid-19 no Amazonas.
Segundo Rosemary, apesar do número de infectados seguir aumentando, a curva de contágio mostra uma tendência de estabilidade.
“Não estamos dizendo que a pandemia acabou, mas temos uma tendência de estabilidade”, disse Rosemary.