Por Janaína Andrade|
MANAUS – A federação PSDB-Cidadania irá discutir a definição de candidato a prefeito de Manaus após o dia 15 de janeiro. A afirmação é do presidente estadual do Cidadania, no Amazonas, Elcy Júnior, ao site ESTADO POLÍTICO.
“Essa é um discussão que devemos fazer com o PSDB pois as eleições serão uma decisão coletiva da Federação com o PSDB”, disse Elcy.
Na quinta-feira, 4, o deputado estadual Wilker Barreto, do Cidadania, publicou um vídeo em suas redes sociais se colocando à disposição da legenda para concorrer à Prefeitura de Manaus. Ao ESTADO POLÍTICO, o presidente estadual do Cidadania disse que não foi procurado por Barreto para discutir o assunto.
“Não tenho nada a declarar. Não fui comunicado, nem procurado para discutir o assunto. Não fui procurado pelo mesmo de forma institucional”, disse Elcy ao site.
Questionado se considera Wilson um bom nome para a disputa pela Prefeitura de Manaus, Elcy declarou: “Sem diálogo não posso opinar”.
Wilker se colocou à disposição do partido após o recuo do deputado federal Amom Mandel, que no dia 29 de dezembro publicou um vídeo nas redes sociais, afirmando que, “hoje”, não quer ser candidato à Prefeitura de Manaus.
“Quero oficialmente colocar meu nome à disposição do meu partido, Cidadania, como pré-candidato a prefeito de Manaus em 2024. O colega deputado [federal] Amom há poucos dias desistiu da candidatura. O Cidadania tinha preferência pelo Amom e eu respeitava isso. Só que, na medida que ele desistiu, eu me sinto na obrigação de colocar meu nome à disposição”, disse Wilker em vídeo publicado em suas redes sociais nesta quinta-feira, 4.
‘Não quero ser candidato e não sou candidato’, diz Amom
Na noite de 29 de dezembro, Amom Mandel, 2º colocado em todas as pesquisas realizadas em 2023, publicou um vídeo em suas redes sociais, afirmando que, “hoje”, não quer ser candidato à Prefeitura de Manaus.
De acordo com o parlamentar, sua missão na Câmara dos Deputados ainda não terminou e por isso ele nunca afirmou que seria candidato em 2024.
“Nunca me lancei oficialmente como candidato. E fiz isso por um motivo: acredito que a nossa missão na Câmara Federal ainda não terminou”, disse o parlamentar, completando: “Não quero ser candidato e não sou candidato, hoje, à prefeitura de Manaus”.
A fala de Amom ocorre após seu nome constar em todas as pesquisas realizadas na cidade ao longo de 2023, sem nenhuma reação dele que apontasse desinteresse na disputa.
O político afirmou que, mesmo fora da disputa, vai atuar politicamente para “influenciar o futuro” da cidade.
“Quero uma transformação para essa cidade. Por isso, muito embora não queira ser candidato, vou sim influenciar o futuro dessa cidade”, afirmou na ocasião.
Pesquisa da empresa Perspectiva divulgada no dia 29 de dezembro aponta que se a eleição para prefeito de Manaus fosse hoje David Almeida (Avante) seria o candidato mais lembrado pelo eleitorado. E Amom Mandel seria o segundo mais votado.
De acordo com a pesquisa, no cenário estimulado, o atual prefeito tem hoje 30,3% das intenções de voto. Enquanto Amom tem 23,7%.