Por Lúcio Pinheiro |
O subsídio dos cofres públicos às empresas de ônibus de Manaus saltou de R$ 156 milhões em 2020 para R$ 434 milhões em 2023. O valor representa um crescimento de 178%.
O dado foi divulgado pelo prefeito David Almeida (Avante), em uma live nas suas redes sociais, na terça-feira (2).
O prefeito atribuiu a evolução dos gastos ao reajuste de salários dos trabalhadores do setor, aumento do preço do combustível e diminuição do número de usuários do sistema.
“Vem crescendo. A pandemia tirou muita gente do transporte coletivo, perdemos muitos passageiros. A despesa sempre aumenta, o salário, a manutenção, o combustível vai aumentando, e agora temos o passe [livre] estudantil, em parceria com o governo”, afirmou David.
Sete empresas têm a concessão para executar e explorar economicamente o serviço público de transporte em Manaus.
Historicamente, os empresários alegam que o custo de operação é maior que a receita. Com essa justificativa, a prefeitura de Manaus e o governo do Estado injetam recursos direto nos cofres das empresas para cobrir a diferença entre receita e custo.
Em 2022, segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o custo de operação das empresas, por mês, foi de R$ 67,5 milhões. Enquanto a média da receita foi de R$ 34,2 milhões. Naquele ano, os cofres públicos injetaram nas concessionárias, por mês, em média, mais R$ 33,2 milhões.
No ano de 2023, considerando o número divulgado pelo prefeito, a média mensal de repasse do município e do Estado para as empresas bateu na casa dos R$ 36,1 milhões.
De acordo com dados do IMMU, até o primeiro trimestre de 2023, a demanda de passageiros pelo serviço ainda era menor que a oferta, desequilíbrio experimentado desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020.
Em março de 2023, a demanda pelo transporte público era de 85% dos 101% ofertados pelas empresas, segundo dados do IMMU.
Iniciada em 2021, a gestão de David tem atuado na reforma de terminais e paradas de ônibus. Também anunciou aquisição de ônibus novos, que é uma obrigação contratual das empresas.
A relação da gestão de David com as empresas tem sido elogiada pelos empresários do setor.
Em outubro de 2023, ao comemorar a marca de 300 veículos novos na frota de ônibus de Manaus, o presidente do sindicato das empresas que atuam no setor, César Tadeu Teixeira, fez elogios à atuação do prefeito junto ao setor.
César Tadeu disse que, antes de David, as empresas “estavam quase em situação falimentar” (condição que indica que uma empresa entrou em falência).
Um dos maiores avanços no setor foi o Passe Livre Estudantil. A medida foi possível com a parceria junto ao Governo do Amazonas, que desde 2021 repassa dinheiro para cobrir a gratuidade das passagens para estudantes da capital. Serão R$ 358,2 milhões dos cofres estaduais até o final de 2024.