Por Lúcio Pinheiro |
Considerando ter, hoje, o apoio de MDB e PSD na disputa pela reeleição em 2024, o prefeito de Manaus, David Almeida, pode seguir no Avante, partido pelo qual foi eleito em 2020 e que tem o comando no Estado.
A permanência de David no Avante para disputar a reeleição em 2024 se viabilizou depois que o partido atingiu a cláusula de desempenho, após a retotalização dos votos das Eleições de 2022 no Estado do Mato Grosso do Sul.
Com isso, o Avante manteve seu direito a tempo de propaganda eleitoral na tv e no rádio, e ao fundo partidário.
Nesse cenário, para David, hoje, o caminho é buscar aliança com partidos maiores, para conseguir ampliar seu espaço na propaganda eleitoral e suas fontes de financiamento para campanha, via fundo partidário.
E é o que ele tem feito junto ao MDB e ao PSD. Os partidos são comandados no Amazonas pelos senadores Eduardo Braga e Omar Aziz, respectivamente.
Na quinta-feira (28), em entrevista ao programa Manhã de Notícias, da rádio Tiradentes (Manaus), o prefeito cravou que tem o apoio das duas siglas. E que está conversando com outras legendas grandes para ampliar seu grupo de apoio para 2024.
Conseguindo montar uma coligação com grandes partidos, não seria necessário deixar o Avante.
“Tenho uma história com o Avante. Estou em busca de parcerias, preciso de apoio de grandes partidos. E essa conversa partidária, após o mês de fevereiro [de 2024], nós vamos começar a conversar, já temos conversado, eu tenho apoio do MDB, do PSD, que são dois grandes partidos. Temos conversas com outros grandes partidos. E tenho certeza de que vou encontrar o caminho necessário para estar no partido certo, para ter o parceiro certo”, disse David na entrevista.
Na noite de quinta-feira, David participou de um jantar, em Manaus, promovido por Eduardo Braga. No evento, o senador recebeu prefeitos aliados do MDB.
A legenda liderada por Braga tem, hoje, o comando da secretaria de Habitação da gestão de David.