Da Redação |
A cidade de Manaus tem o 5º maior Produto Interno Bruto (PIB, todos os bens e serviços produzidos no país) da indústria do Brasil.
O dado consta no estudo PIB dos Municípios, divulgado nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
Segundo o estudo, pela primeira vez desde o início da série histórica do IBGE, em 2002, a cidade de São Paulo (SP) não foi campeã de participação na atividade industrial.
O posto foi ocupado por Maricá (RJ), que concentrou 3,3% do PIB da indústria em 2021. A explicação está na extração de petróleo e gás.
Além de São Paulo, na segunda posição, com peso de 3,1%, teve destaque também o Rio de Janeiro, em terceiro (2,3%). Na quarta posição aparece Parauapebas-PA (2%), ligado à extração de minério de ferro. Manaus (1,9%) fecha as cinco primeiras posições, impulsionada pelo polo industrial da Zona Franca.
De acordo com o IBGE, Manaus está no grupo de 11 cidades que concentram, aproximadamente, 25% da economia do Brasil. Os dados são referentes ao ano de 2021.