MANAUS – A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) afastou o juiz Alex Jesus de Souza de suas funções. O magistrado concedeu prisão domiciliar ao narcotraficante Alex da Silva Viana, que após ser solto, rompeu a tornozeleira eletrônica e fugiu.
Em nota, a CGJ-AM informou que recebeu a denúncia e, ao analisar o caso, decidiu pelo afastamento imediato do juiz, de forma excepcional, do exercício de suas funções, a partir de 30 de novembro (data da decisão).
A decisão do corregedor-geral de Justiça, desembargador Jomar Fernandes, foi referendada pelo Tribunal Pleno, de forma unânime, na sessão de julgamento da Corte amazonense realizada na última terça-feira, dia 12.
O narcotraficante, antes de deixar o CDPM I (Centro de Detenção Provisória Masculino) no dia 14 de novembro, colocou tornozeleira eletrônica, ao ser liberado, rompeu o acessório e fugiu.
Contra Alex da Silva Viana já havia sentença com trânsito em julgado e o juiz Alex Jesus de Souza não poderia conceder habeas corpus. “Cinco já haviam sido negados até pelo segundo grau”, detalhou uma fonte ouvida pela reportagem do Estado Político.
O processo, que tramita em Segredo de Justiça, ainda está em andamento. Da decisão de afastamento do juiz, cabe recurso.