MANAUS – Um incêndio de grande proporção atingiu a Feira do Santo Antônio, localizada em frente à CMM (Câmara Municipal de Manaus), na madrugada desta segunda-feira, 4. De acordo com relatos de permissionários, o fogo iniciou após um curto-circuito em um dos boxes.
Em nota, a Semacc (Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal) informou que, ao todo, foram 19 boxes atingidos, sendo 12 com perda total e sete com dano parcial.
A secretaria informou que o incêndio ocorrido na feira foi controlado de imediato pelo Corpo de Bombeiros.
A estrutura física total da feira não foi atingida e, à exceção de danos materiais, não há registro de vítimas. As causas do incêndio serão apuradas pelas autoridades competentes.
Reforma é anunciada
O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhado do secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis, esteve, nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 4, na feira do Santo Antônio, zona Oeste, para averiguar os prejuízos ao espaço público, após o incêndio no local na noite de domingo.
O chefe do Executivo municipal garantiu que todas as providências estão sendo tomadas para dar o suporte aos permissionários e que a revitalização da feira será prioridade.
Em entrevista ao programa Manhã no Ar, da TV A CRÍTICA, David informou que a reforma, prevista para 2024, iniciará ainda neste mês de dezembro.
Na entrevista, o prefeito disse ainda que para os permissionários que perderam todas as mercadorias no incêndio, será concedido um auxílio pela prefeitura.
“Acredito que iremos dar um auxílio para esses permissionários. Não vamos fechar a feira, vai continuar aberta. Até a reforma acabar”, declarou o prefeito David.
Bombeiros
Ao todo, mais de 20 bombeiros e oito viaturas atuaram para conter o incêndio com utilização de, aproximadamente, 20 mil litros de água e 200 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE) para extinguir as chamas.
“A partir do acionamento, deslocamos viaturas de diversos postos para o local do sinistro. Nosso trabalho para conter esse incêndio foi uma verdadeira força-tarefa, levando em consideração que uma feira tem muitos materiais de fácil combustão, o que ocasionou no alastramento rápido das chamas, atingindo vários boxes de venda”, relatou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz.
De acordo com o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom), a corporação foi acionada, por volta das 23h50, para atender à ocorrência. Durante a ação, duas pessoas, que estavam nas proximidades do local do incêndio e inalaram muita fumaça, receberam atendimento pré-hospitalar e foram encaminhadas ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do São Raimundo.
“Nossa orientação, como sempre, é para ao primeiro sinal de fogo ou fumaça, a população acione o Corpo de Bombeiros por meio do número 193. Outra recomendação é para que se mantenham afastados do local em chamas. Ao constatarem de um incêndio, muitas pessoas têm como primeira ação fazer um vídeo e nisso, pode acabar colocando a vida em risco, pois a fumaça que se forma em incêndios é altamente tóxica e prejudicial à saúde”, pontuou o comandante-geral.
Após o controle das chamas, foram realizados os procedimentos padrões de rescaldo e a vistoria de área em toda a Feira do Santo Antônio.