MANAUS – A Moto Honda da Amazônia vai retornar gradualmente a produção da sua fábrica em Manaus a partir da próxima segunda-feira (25). A informação foi confirmada pela empresa em nota ao ESTADO POLÍTICO nesta sexta-feira (22). As atividades estavam suspensas por causa da pandemia de Covid-19.
Segundo a empresa, as linhas de produção serão reativadas gradualmente, no início com um ritmo reduzido, para adaptação aos novos protocolos de saúde e segurança.
O retorno dos colaboradores às atividades na fábrica segue um cronograma de retomada da operação, encerrando antecipadamente o período de suspensão temporária do contrato de trabalho. Os colaboradores cujas atividades permitirem atuação à distância permanecem em regime de home office.
Conforme a empresas, novos protocolos de saúde e segurança foram estabelecidos “tendo como referência as melhores práticas adotadas globalmente pela marca”. Serão 27 protocolos que detalham cerca de 200 medidas em toda a jornada do colaborador desde o momento em que sai de sua residência, no ônibus fretado, até o retorno.
Estão previstas avaliação de saúde com medição de temperatura no acesso à fábrica; horários diferenciados e intercalados para evitar aglomerações; reorganização de espaços, limitação do número de pessoas e adoção de critérios de distanciamento mínimo em locais como ônibus fretados, linhas de produção, refeitórios e salas de reunião; novos critérios de higienização, limpeza e sanitização bem como a adoção de máscaras.
“Além disso, o treinamento e orientação às equipes será intensificado a fim de conscientizar os colaboradores sobre cuidados e métodos de prevenção, bem como apoiar a adaptação aos novos procedimentos. O departamento de serviço médico está preparado para o acompanhamento e orientação durante todo o processo”, ressalta em nota.
“A Honda está, a cada momento, revisando as contramedidas em resposta aos desafios impostos pelo avanço do Covid-19, priorizando a segurança e saúde das pessoas, a conformidade às diretrizes governamentais para conter o avanço da pandemia e a sustentabilidade dos negócios”, finaliza.
Retomada em junho
Em nota, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (CODESE Manaus) informou que os membros da entidade acordaram o envio de uma carta ao governador Wilson Lima, solicitando “a retomada planejada das atividades econômicas com os devidos cuidados profiláticos e sanitários, buscando conter falências de empresas e elevado desemprego que assolaram a capital”.
“(…) manifestamos nosso desejo que, a partir da autorização do Governador, o próximo dia 31 de maio seja vista com a data em que o Amazonas reencontrou seu caminho, deixando esse difícil capítulo de nossa história para trás, afinal, sem trabalho, produção, geração de emprego, de riqueza e arrecadação, não tem solução”, conclui a carta.