MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida, deu início, na segunda-feira, 13, à segunda fase da operação “Estiagem”, que beneficiará moradores de 81 comunidades ribeirinhas da capital com 143 toneladas de alimentos em cestas básicas (8.406 unidades) e 576.800 litros de água potável.
A nova etapa da operação conta com o repasse, pelo governo federal, de R$ 3,6 milhões, via Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
David destacou que essa ação contemplará um número maior de famílias em relação a primeira fase, quando 77 comunidades foram atendidas, dado o agravamento da seca dos rios da região. “Eu acredito que, entre dez e 15 dias, a gente consiga chegar às 81 comunidades. Vamos voltar onde já estivemos. Tanto a zona ribeirinha quanto a área terrestre serão visitadas nesse trabalho que nós ampliamos. Então, vamos buscar chegar ao maior número de comunidades possíveis para atender a população que tanto precisa”, destacou Almeida.
Os trabalhos serão realizados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec).
David Almeida também destacou que uma terceira fase da operação não está descartada, uma vez que o rio Negro voltou a descer, após um período de cheia, conhecido como “repiquete”.
“O rio é cíclico. É de conhecimento de todos que essa é a pior e mais severa estiagem de todos os tempos. Nós estamos sofrendo algo que nunca sofremos. A nossa esperança é que o rio Solimões está subindo lá na cabeceira. Em Quito, está enchendo aproximadamente 61 centímetros por dia. Então, as águas que vêm de lá, quando chegarem aqui, vão represar o rio Negro. Também já era para estar chovendo com uma maior intensidade. Falam que é em virtude das mudanças climáticas, e eu acredito que seja mesmo. Então, nós vamos ter que nos adaptar, pois isso vai ser mais recorrente”, afirmou o prefeito.
Ação
No cronograma da Sepdec, 854 famílias, residentes em 16 comunidades às margens do rio Negro, receberão o benefício ainda nesta semana, nos primeiros dias da segunda fase da operação. Dentre elas, Nova Esperança do Apuaú, Santa Isabel do Acariquara, Coração de Maria, Maravilha e Nova Esperança do Cuieiras.