Por Janaína Andrade|
MANAUS – O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), acompanhado do governador Wilson Lima (União Brasil), assinou nesta quarta-feira, 18, em Brasília, a ordem de serviço para a dragagem em trecho do Amazonas, na região do Tabocal.
“Tive uma reunião de trabalho com o governador Wilson Lima, ministros e ministras. Foi assinado o contrato para dragagem no rio Amazonas, lá no Tabocal. Amanhã ou sexta-feira já estará começando a obra de dragagem”, disse o vice-presidente em vídeo ao lado do governador do Amazonas.
No dia 4 deste mês, em visita ao estado, Alckmin assinou a dragagem no rio Solimões, nos trechos entre os municípios de Tabatinga e Benjamin Constant (a 1.108 e 1.121 quilômetros de Manaus, respectivamente).
“Já está em execução a dragagem do rio Solimões, lá em Tabatinga e Benjamin Constant. Também aqui foram anunciados recursos da saúde, o Fundo Amazônia: R$ 35 milhões, não reembolsável, para também atuar lá na região. Foram antecipadas as emendas, também, parlamentares, mais de R$ 100 milhões. Reunião importante de trabalho, que o presidente Lula pediu para que todos nos empenhássemos aqui rapidamente”, completou Alckmin.
A dragagem é um processo que ajuda a retirar os sedimentos – como terra, areia, rochas e lixo – dos rios, garantindo a segurança no tráfego das embarcações.
“(…)a questão da área do Tabocal, pelo rio Amazonas, é por onde chegam os insumos para a Zona Franca de Manaus e por onde saem os produtos acabados, como televisores e celulares”, disse Wilson em entrevista à imprensa em outra ocasião.