MANAUS – O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, prometeu uma ação emergencial para restabelecer as condições de embarque e desembarque no novo porto de Itacoatiara ( (à 269 quilômetros de Manaus). A informação foi divulgada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), em entrevista à imprensa na tarde desta quarta-feira, 11.
Trecho do empreendimento foi, parcialmente destruído, após um desbarrancamento no início da manhã de quarta-feira.
Wilson afirmou que solicitou do ministro apoio para diminuir riscos de navegação, principalmente para o escoamento de produtos.
O governador também solicitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) serviços de reparos para rampa do porto que desabou após o desbarrancamento.
“Conversei com o ministro Silvio Costa falando da dificuldade que os navios estão enfrentando para passarem próximos de Itacoatiara e chegarem até Manaus. De ontem para hoje, também tivemos um problema no porto de Itacoatiara que desabou e o ministro já me informou que está, junto ao DNIT, montando uma força-tarefa para uma ação emergencial e dar condições de embarque e desembarque”, disse.
Inaugurado em 2018, com custo de R$ 66 milhões, o local possui capacidade para receber navios de até 35 mil toneladas.