MANAUS – O deputado estadual Felipe Souza (Patriota) decidiu retirar sua assinatura para criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado).
A medida foi comunicada pelo parlamentar no início da sessão virtual desta quinta-feira, 21. Desta forma, a CPI possui 7 assinaturas, quando precisa de 8 para ser criada.
No início da noite desta quarta-feira, 20, em publicação nas redes sociais, Souza afirmou que estava sendo criada uma “manobra” para tirá-lo da composição da CPI.
“Existe um movimento pra me tirar da comissão dentro do meu próprio bloco pra colocar um outro deputado e eu não vou aceitar. Se houver qualquer manobra pra me tirar eu vou judicializar e se eu perceber que existe má intenção, eu retiro o meu nome da CPI”, escreveu Souza.
Na manhã desta quinta, o deputado disse que se é para participar de algo “direcionado” e “injusto”, não há razão para a CPI ocorrer.
“A condição que coloquei (para assinar a CPI) foi que os governos anteriores também fossem investigados. E pelo desrespeito à minha indicação para compor a CPI da Saúde eu quero comunicar aos senhores que, contra a minha vontade, mas por não concordar com isso, que estou agora protocolando a retirada da minha assinatura. Se outro colega quiser assinar, que assine, mas com a minha assinatura, essa CPI não vai acontecer. Essa forma não republicana de fazer as coisas não será feita usando meu nome. Estou protocolando nesse minuto a retirada da minha assinatura”, disse Felipe Souza.
O bloco partidário do deputado é composto pelo PRTB, PSL/PATRIOTA, PSDB e Republicanos.
Parlamentar ouvido pela reportagem, contou que o bloco indicou Felipe Souza como membro titular da CPI, mas que há uma tentativa de emplacar Fausto Júnior como membro titular e relator da Comissão. Fausto recentemente decidiu trocar o PV pelo PRTB, de Josué Neto.