MANAUS – Após horas de bate boca, a reunião virtual dos líderes partidários da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado) para escolha da nova composição da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde foi encerrada sem definição.
A informação foi dada ao ESTADO POLÍTICO por parlamentares que participaram da reunião na tarde desta quarta-feira, 20, que não foi transmitida nas redes sociais da Casa.
“Reunião interminável. Muita briga e discussões acaloradas. Maior confusão do mundo. Foi um horror”, definiu um deputado.
A reunião para a escolha de novos membros obedeceu a uma decisão liminar do desembargador Mauro Bessa, do TJ-AM (Tribunal de Justiça do Amazonas).
O magistrado atendeu a um pedido da deputada Alessandra Campelo (MDB), que no último domingo, 17, ingressou com um Mandado de Segurança para suspender a criação da CPI.
A deputada alegou que a escolha dos membros da Comissão, feita pelo presidente da Casa, deputado Josué Neto (PRTB), não seguiu os ritos constitucionais e nem os previstos no Regimento Interno da ALE-AM.
Antes da liminar, haviam sido escolhidos para compor a CPI: deputado Delegado Péricles, como presidente; Fausto Junior (PRTB), como relator; Saullo Vianna (PTB), Felipe Souza (Patriotas) e Wilker Barreto (Podemos), como membros titulares. Também integrariam a comissão, como suplentes, os deputados Serafim Corrêa, do PSB (1º suplente); Joana D’arc, do PL (2º suplente) e Carlinhos Bessa, do PV (3º suplente).
Na reunião desta quarta, apenas três dos cinco membros titulares foram definidos, mas ainda sem definição de cargos: Péricles, Felipe e Dr. Gomes. Este último, líder da maioria na ALE-AM, não integrava a primeira formação da CPI.
Entre os deputados Serafim Corrêa (PSB), Mayara Pinheiro (PP) e Wilker Barreto (Podemos) serão escolhidos os outros dois membros titulares da Comissão. O que ficar de fora será então o 1º suplente da CPI, segundo informações de bastidores.
Os deputados do PL e PV indicarão os outros dois suplentes da CPI. Na Casa, são do PL a líder do governo, deputada Joana D’arc e o deputado Cabo Maciel. O PV tem em sua bancada os deputados Carlinhos Bessa e Roberto Cidade.
Outro deputado consultado pelo site informou que somente após essa definição a nova composição será publicada no Diário Oficial da ALE-AM. “E em seguida, sob a presidência do deputado mais idoso, será escolhido o presidente da CPI”, explicou.
Nos bastidores, a informação é de que Fausto Junior e Saullo Vianna ficaram de fora da lista de membros titulares e não conseguiram se emplacar como suplentes.
No início da noite, em publicação nas redes sociais, o deputado Felipe Souza, do Patriota, afirmou que estava sendo criada uma “manobra” para tirá-lo da composição da CPI.
“Existe um movimento para me tirar da comissão dentro do meu próprio bloco para colocar um outro deputado e eu não vou aceitar. Se houver qualquer manobra para me tirar eu vou judicializar e se eu perceber que existe má intenção, eu retiro o meu nome da CPI”, escreveu Souza.
O bloco partidário do deputado é composto pelo PRTB, PSL/PATRIOTA, PSDB e Republicanos.
Parlamentar ouvido pela reportagem contou que o bloco indicou Felipe Souza como membro titular da CPI, mas que há uma tentativa de emplacar Fausto Júnior como membro titular e relator da Comissão. Fausto recentemente decidiu trocar o PV pelo PRTB, de Josué Neto.
A reunião para definição dos membros da CPI da Saúde será retomada nesta quinta-feira, 21.