Por Lúcio Pinheiro |
O conselheiro Fabian Barbosa disse nesta sexta-feira (6) que as ofensas que o conselheiro Ari Moutinho teria proferido contra a presidente eleita do TCE-AM (Tribunal de Contas do Estado do Amazonas), Yara Lins, no último dia 3, tinham a intenção de adiar a eleição para a presidência da Corte de Contas.
“Isso aconteceu um pouco antes, justamente com o intuito de desestabilizar e evitar que a eleição ocorresse. Felizmente, ela foi medicada, ficou muito nervosa, entrou em contato com os seus médicos e nós conseguimos seguir e realizar a eleição”, disse Fabian.
Yara Lins esteve na manhã desta sexta-feira na Delegacia Geral da Polícia Civil do Amazonas, em Manaus. A conselheira prestou queixa do ocorrido e seus advogados pediram uma investigação contra Ari Moutinho.
“[…] eu fui cumprimentar o conselheiro Ari, e disse: ‘Bom dia’. E ele disse: ‘Bom dia nada, safada, puta, vadia’. E me ameaçou, dizendo: ‘Eu vou te foder, porque a Lindôra [Araújo], lá na procuradoria do Ministério Público (PGR), você vai ver junto ao STJ”, disse Yara, durante pronunciamento após prestar depoimento à polícia.
Yara afirmou à imprensa que pensou muito antes de tornar o caso público.
A conselheira estava acompanhada de dois colegas do TCE-AM, Fabian e Josué Neto. Yara foi eleita presidente do TCE-AM, no último dia 3, com os votos de 5 dos 7 conselheiros.
A eleição foi precedida de uma mudança no regimento do TCE-AM, liderada por Yara, que entre outras medidas estabeleceu que o coordenador da Escolas de Contas precisa ser eleito pela plenário.
Até então, o cargo era ocupado de forma automática pelo conselheiro que deixa a presidência. Neste caso, o atual presidente, Érico Desterro, acabou sendo derrotado no pleito.
Eleito vice-presidente do TCE-AM, Fabian disse que o que ocorreu naquele dia jamais pode ser aceito, e que apoia a colega na busca pela punição exemplar de Ari Moutinho.
O ESTADO POLITICO ligou para o telefone de Ari Moutinho, mas as chamadas não foram atendidas. O texto será atualizado em caso de retorno.
Veja a fala de Fabian ao ESTADO POLÍTICO: