MANAUS – A conselheira Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos, 66, foi eleita, por unanimidade, para presidir o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) no biênio 2024-2025. O novo vice-presidente é o conselheiro Luis Fabian.
Yara ingressou no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas em 1975 como Taquígrafa, sendo Auditora-Adjunta em 1989 e Auditora em 2002, foi nomeada, em 2014, Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas e em Direito pela Universidade Paulista.
“Quero agradecer aos meus colegas e amigos fiéis que trabalharam junto comigo essa vitória. Estou voltando como a mesma pessoa de sempre da primeira gestão, pacificadora para resgatar a fraternidade e seriedade do Tribunal. Vamos mostrar para a sociedade o que o Tribunal faz para avançar cada vez mais”, disse a conselheira-eleita, Yara Lins dos Santos.
O mais novo entre os conselheiros, o vice-presidente eleito Fabian Barbosa falou sobre o privilégio de ter vencido em pouco tempo de Corte. “Sinto-me extremamente honrado em ser o novel e já ter alçado à vice-presidência. É uma honra fazer parte dessa gestão com a conselheira Yara Lins dos Santos. Buscarei dar o suporte, aprender com a presidência sem me afastar do meus princípios de atuação com viés pedagógico, de nível técnico, e que talvez possam me fazer alçar outros cargos na Corte de Contas”, afirmou.
Os demais cargos no comando do TCE terão Josué Cláudio (corregedor-Geral), Mario de Mello (ouvidor-geral), Júlio Pinheiro vai comandar a Escola de Contas Públicas.
Esse será o segundo mandato de Yara à frente da chefia da Corte de Contas.
Dos sete conselheiros, cinco votaram em Yara Lins e Fabian para presidente e vice, respectivamente, do TCE-AM. Dois conselheiros votaram em branco. A votação é secreta.
Abaixo, a íntegra da eleição da nova presidência do TCE-AM: