MANAUS – Durante discussão sobre um Projeto de Lei de enfrentamento ao suicídio, o vereador da CMM (Câmara Municipal de Manaus), vereador Luis Mitoso (PTB), afirmou na manhã desta segunda-feira, 2, em plenário, não saber se esse é um ato de coragem ou covardia.
“(…) é uma doença do mal, uma doença do século, eu não sei se é coragem ou se é covardia uma pessoa que tenta tirar a sua própria vida. Eu também não tenho como explicar, mas infelizmente é o que está acontecendo no mundo atual. E nós precisamos discutir isso, falar disso”, disse o vereador.
Mitoso é autor da Lei Municipal nº 2.040/2015, de sua autoria, que dispõe sobre medidas de prevenção ao suicídio nas escolas municipais.
A fala do vereador ocorreu durante o debate sobre Projeto de Lei nº 157/2023, que institui a Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate ao Incentivo ao Suicídio por meio de Desafios, voltada para crianças e adolescentes, de autoria do vereador João Carlos (Republicanos). Os vereadores aprovaram o parecer favorável da 3ª Comissão de Finanças e Orçamento à matéria, que agora será analisada pela 6ª Comissão de Saúde.
O suicídio, segundo o Ministério da Saúde, pode ser definido como um ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, usando um meio que acredita ser letal. Também fazem parte do que habitualmente é chamado de comportamento suicida: os pensamentos, os planos e a tentativa de suicídio.
Conforme o Ministério da Saúde, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão*, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Com esses números, o suicídio encontra-se entre as três principais causas de morte em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos no mundo.
Disque 188: Centro de Valorização da Vida
Se você está passando por sofrimento emocional ou crises suicidas, procure ajuda.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) promove apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimentos gratuitos a qualquer pessoa. O centro garante sigilo total e atende por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia, nos sete dias da semana, pelo telefone 188.