MANAUS – O líder do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigojin, morreu nesta quarta-feira a bordo de um avião na Rússia, dois meses depois de um motim fracassado contra o Exército russo, que durou menos de 24 horas. Também estavam a bordo da aeronave, um jato particular Embraer Legacy 600 que voava de Moscou para São Petersburgo, três tripulantes e seis passageiros, incluindo Dmitry Utkin, chefe comandante do Wagner.
A confirmação da morte foi feita pela Agência de Transporte Aéreo Federal russa horas depois da informação de que o nome de Prigojín estava na lista de passageiros do avião. Pouco antes, o Grey Zone, canal no Telegram que seria vinculado ao Wagner, lamentou a morte, afirmando que era “resultado das ações dos traidores da Rússia”.
“O chefe do Grupo Wagner, um herói da Rússia, um verdadeiro patriota de sua Pátria, Yevgeny Viktorovich Prigojin, morreu como resultado dos traidores da Rússia”, disse a postagem, acrescentando: “Mas, mesmo no inferno, ele será o melhor! Glória à Rússia!”
Na segunda-feira, Prigojin havia publicado seu primeiro vídeo desde o motim fracassado, sugerindo que estava no continente africano. Em julho, ele chegou a aparecer em um outro vídeo, em que cumprimentava seus soldados na Bielorrússia, para onde moveu um grande contingente de paramilitares como parte de um acordo com Minsk para pôr fim ao motim.
Nesta quarta, o jornalista Andrey Zakharov confirmou que Prigojin realmente voou da África para a Rússia, afirmando que todo o comando do grupo Wagner estaria com ele: “Será um milagre se ele estiver noutro avião”, disseram as fontes de Zakharov antes da confirmação da morte.
O avião partiu em direção a São Petersburgo do aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, cerca das 18 horas (12h em Brasília), caindo a menos de 160 km a noroeste, perto da cidade de Tver. O local é um importante corredor aéreo saindo de Moscou, com centenas de aeronaves civis passando por ali todos os dias. Oito corpos foram recuperados no local da queda, informaram as autoridades dos Serviços de Emergência da Rússia.