Da Redação |
Sara e Kate Ribeiro são mãe e filha e ingressaram juntas para o mesmo curso na Ufam, Ciências: Biologia e Química, ministrado no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), em Coari, interior do Amazonas. Aos 38 e 22 anos, ambas passaram pelo Enem/Sisu e vivem a experiência de cursarem a graduação juntas. Com o início das aulas, Sara e Kate estão descobrindo a vida acadêmica na Ufam.
Fora da sala de aula há 10 anos, Sara decidiu que estava na hora de lutar para realizar o sonho de conquistar o diploma de ensino superior. “Fui mãe aos 15 anos e não tinha como estudar e cuidar da minha filha ao mesmo tempo. Eu sempre quis fazer faculdade, mas me dediquei primeiro a ser mãe e criar meus filhos”, conta. “Eu só concluí o ensino médio depois do meu terceiro filho, em 2013”, lembra.
Já Kate tem uma trajetória bem diferente da de sua mãe. O curso da Ufam será sua segunda graduação, ambas na área da educação. Seu objetivo é se aprimorar para ser uma profissional bem qualificada. “O ensino superior é fundamental para um futuro melhor. Estou terminando Pedagogia, pois quero ser professora e, para melhorar o currículo, eu fiz Biologia e Química”, explica.
Mas para chegar até aqui, elas tiveram que enfrentar o processo para entrar em uma federal, o que não é fácil para ninguém, muito menos para alguém que tem várias responsabilidades para dar conta e estava sem estudar a um tempo, como Sara. Entrar no ritmo de uma vestibulanda exige dedicação e isso foi difícil tanto para a mãe quanto para a filha. Mas com uma ajudando a outra a manter o foco nos livros, elas conseguiram. “A gente sempre se ajudou a estudar, a cuidar da casa, em tudo, para que tanto ela quanto eu pudéssemos fazer uma boa prova”, conta Kate. “No começo foi mais difícil porque eu não estava acostumada, mas depois eu consegui me organizar para ter o meu tempo para os estudos. Tenho um marido maravilhoso que sempre me incentivou a estudar”, revela Sara.
Com a aprovação para a Ufam, finalmente, mãe e filha tiveram o esforço recompensado. Agora, inicia mais uma etapa no processo de formação das duas, a graduação em si. “Até agora está tudo bem. A recepção da Instituição foi ótima e está tudo tranquilo”, comenta Kate. “Eu gostei muito da primeira semana. É tudo novo, assusta um pouco, mas também é muito bom viver tudo isso”, disse Sara.
Agora, tudo o que elas mais querem é ver o que de melhor a vida pode apresentar. “Eu só quero que ela conquiste todos os seus objetivos”, expôs a filha em relação à mãe. “E eu fico muito feliz em ver que minha filha está realizando todos os sonhos dela. É o que eu quero que ela seja feliz”, declara Sara.