MANAUS – Governador do Amazonas entre 2011 e 2014, o senador Omar Aziz (PSD) declarou neste domingo (17) que Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) “é um instrumento legítimo do poder legislativo e isso tem que ser respeitado”.
A afirmação foi dada após ele ser questionado pelo ESTADO POLÍTICO a respeito da CPI aberta pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) para investigar os gastos da saúde do governo estadual entre 2011 e este ano.
“O que eu espero é que conduza investigações técnicas e transparentes”, disse Omar Aziz. “Se você observar, nenhum governo foi tão investigado quanto o meu e essa é mais uma oportunidade pra eu mostrar que fiz um governo correto”, completou.
Maus Caminhos
Omar é investigado pela operação Maus Caminhos, que apontou desvios milionários de verbas da saúde do Amazonas. Quando governador, ele assinou o contrato do Governo do Estado com o Instituto Novos Caminhos (INC).
O Ministério Público Federal (MPF) afirma que existiam indícios de que Omar teria recebido propina de Mouhamad Moustafa em troca de ter introduzido o Instituto Novos Caminhos na gestão de unidades de saúde no Amazonas, além de ter mantido o INC e empresas de Mouhamad recebendo valores superfaturados do governo.
A CPI
Inicialmente, apenas a atual gestão de Wilson Lima (PSC) seria investigada, mas para conseguir adesão o objeto foi ampliado pelo autor da proposta de abertura da comissão, deputado Delegado Péricles (PSL), que vai presidir o colegiado.
A primeira reunião da CPI, criada na semana passada, está marcada para esta segunda-feira (18).