Da Redação |
A partir dos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta quinta-feira (20), é possível identificar as cidades brasileiras (com população acima de 100 mil habitantes) mais violentas.
A capital do Amazonas, Manaus, está entre as 30 mais violentas, com a taxa de 53,40 mortes a cada 100 mil habitantes. O índice coloca a capital amazonense como a 23ª cidade mais violenta do Brasil.
Enquadram-se na categoria Mortes Violentas Intencionais (MVI) as vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora.
Amazonas
Os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública também mostram que o Amazonas é o 3º estado do Brasil onde as pessoas mais morrem por Mortes Violentas Intencionais (MVI), com média de 38,8 pessoas a cada 100 mil habitantes.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública agrega estatísticas de secretarias estaduais de segurança pública, polícias civis, militares e federal e de outras instituições em 2022. Segundo a publicação, no geral, as mortes violentas intencionais no Brasil caíram 2,4%.
De acordo com o anuário, as maiores taxas estão no Amapá (50,6 pessoas a cada 100 mil habitantes), na Bahia (47,1 pessoas a cada 100 mil habitantes) e no Amazonas (38,8, na mesma proporção).
A taxa mais elevada para esse crime (36,8 pessoas a cada 100 mil) está na região Nordeste. Em seguida vem o Norte (36,5, a cada 100 mil).