Da Redação |
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) promete realizar uma assembleia com a categoria para discutir o reajuste ofertado e aprovado, na terça-feira (20), pela Assembleia Legislativa (ALE-AM). Ainda não há data definida.
Na avaliação da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), Ana Cristina Rodrigues, ao enviar a proposta de 8% para votação na ALE-AM, o Governo do Amazonas descumpriu acordo que assumiu durante a mesa de negociação.
Segundo a sindicalista, na última reunião com o governo, no dia 31 de maio, houve a oferta por parte do governo de 15,19%. No dia seguinte, 1º de junho, o governador Wilson Lima (União Brasil) comunicou, em coletiva, que a oferta final do Estado seria 8%, encerrando a negociação com o sindicato.
Na ocasião, Wilson acusou os representantes dos trabalhadores de estarem usando o movimento para fins eleitoreiros. Para Ana Cristina, a atitude do governador revelou que nunca houve interesse em dialogar com a categoria.
“Percebemos que nunca houve disposição para o diálogo. O governo queria ficar mais um ano sem reajustar nossos salários. Desrespeitou a mesa de negociação que chegou a 15,19% e nós queremos saber o que aconteceu entre a noite do dia 31 de maio e a manhã do dia 1° de junho para haver essa mudança”, disse a presidente do Sinteam.
A ALE-AM aprovou na terça-feira a proposta de reajuste do governo sem fazer nenhuma alteração. Apenas os deputados estaduais Wilker Barreto (Cidadania) e Mayra Dias (Avante), que defendiam melhorar o percentual, votaram contra.
Audiência de conciliação
Ainda tramita na Justiça uma ação onde Sinteam e governo travam um disputa sobre os termos em que foram definidos o reajuste, que é referente à data-base de 2022, e também o pagamento das progressões horizontais e verticais.
A Justiça tenta convencer as duas partes a chegarem a uma conciliação. A segunda audiência entre as partes está marcada para esta quinta-feira (22).
Os trabalhadores, na maioria professores, fizeram greve durante 12 dias.