Da Redação
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) participam nesta segunda-feira (5), de uma audiência de conciliação, no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), referente ao processo que o Governo do Amazonas move contra o Sinteam em decorrência da greve dos trabalhadores.
A audiência será realizada no gabinete da desembargadora relatora do caso, Joana Meirelles. No último dia 2, o Sinteam aprovou em assembleia geral o fim da greve, aceitando a oferta do governo de reajuste de 15,19%. Durante o movimento, o Sinteam tentou um acréscimo salarial de 25%.
Em nota divulgada à imprensa, o Sinteam informou que, na audiência, seus dirigentes irão “pressionar o Governo do Estado a cumprir o percentual de 15,19% de reajuste salarial que acertou em mesa de negociação com o comando de greve, na última quarta-feira, dia 31 de maio”.
Os trabalhadores, entre eles professores, retornaram às escolas nesta segunda-feira. Oficialmente, o retorno é na condição de “estado de greve”. Isso significa que é possível um retorno à greve a qualquer momento, sem a necessidade de repetir os ritos para a deflagração do movimento grevista.