Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (1º), o presidente da Câmara, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), confirmou que Lula vai indicar o advogado Cristiano Zanin, responsável pela sua defesa na operação Lava Jato, para a vaga deixada por Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Me encontrei com Zanin, ele será o indicado pelo presidente da República para a vaga do STF. A mensagem deve chegar hoje e encaminharemos para a CCJ”, disse Pacheco.
Lula e Cristiano Zanin se encontraram no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (31) em uma reunião fora da agenda oficial do presidente. Senadores da base aliada afirmam que a sabatina pode ocorrer na próxima semana.
Zanin chegou ao Palácio após Lula cumprir todos os seus compromissos oficias. Sua última reunião foi com alguns de seus ministros para discutir a situação da votação da medida provisória da reestruturação da Esplanada dos Ministérios.
Líderes do Senado já tranquilizaram o presidente de que o nome de Zanin deve ser aprovado sem grandes dificuldades.
Zanin defendeu Lula na Operação Lava Jato. Os dois ficaram mais próximos no período em que Lula esteve preso em Curitiba.