Da Redação |
O município de Manaus conquistou, pela quinta vez consecutiva, a maior nota do “Previne Brasil” entre as capitais, na média dos indicadores monitorados pelo Ministério da Saúde.
A avaliação é feita a cada quadrimestre, e neste último, entre os meses de janeiro e abril, a capital amazonense alcançou o Índice Sintético Final (ISF) de 8,46. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Saúde na noite desta quarta-feira (24).
O Previne Brasil é um programa do Ministério da Saúde que monitora a qualidade dos serviços de atenção primária ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando o desempenho de cada município para acesso aos recursos de investimento na área. Além dos sete indicadores de saúde, o programa avalia a saúde básica a partir de mais dois eixos: o cadastramento da população na APS e a execução de ações programáticas.
Na primeira avaliação do programa, no último quadrimestre de 2021, Manaus alcançou o ISF de 8,10. A capital se manteve líder do Previne Brasil desde então, com a pontuação 7,74 no primeiro quadrimestre de 2022, 8,37 no segundo quadrimestre, e 8,57 no terceiro.
Os sete indicadores monitorados pelo programa são referentes à atenção à saúde da gestante, realização de exames preventivos no público feminino, cobertura vacinal contra poliomielite e pentavalente, além do acompanhamento de hipertensos e de diabéticos na rede.
“Somos a melhor equipe de saúde do país. Começamos a gestão em um cenário de pandemia, de unidades fechadas, de estruturas precárias, e demos a volta por cima”, declarou o prefeito David Almeida (Avante).
O desempenho de Manaus supera capitais como Curitiba (7,76), Porto Alegre (7,75), Maceió (7,62), Florianópolis (7,25), Rio de Janeiro (7,16), Campo Grande (7,01), Aracaju (7,00), Brasília (6,86) e Fortaleza (6,70),