Por Janaína Andrade e Lúcio Pinheiro |
O governador Wilson Lima (União Brasil) disse nesta sexta-feira (5) que o Estado trabalha fazer a primeira chamada dos aprovados no concurso da Polícia Militar (PM-AM) no segundo semestre deste ano.
Wilson afirmou também que, por questões orçamentárias, não será possível chamar de uma única vez todos os aprovados, apesar da necessidade do Estado em ampliar o efetivo o mais rápido possível.
“Nós dependemos de questões orçamentárias, a gente não tem condições de chamar todo mundo de uma vez, mas há uma necessidade de que isso seja feito, porque nós temos um déficit muito grande nas nossas forças de segurança. A gente está dando continuidade nos processos que antecedem a contratação e o chamamento dessas pessoas. A nossa expectativa, com os movimentos que a gente está fazendo de recadastramento da folha e também de incremento da nossa receita é de que a gente comece a chamar esse efetivo já no segundo semestre desse ano”, disse Wilson.
“Eu não sei te precisar aqui o número que a gente vai ter condições de chamar, porque isso vai depender de uma série de fatores. Vai depender da arrecadação do estado, vai depender de quanto vou conseguir economizar no recadastramento da minha folha, para que a gente possa ir chamando tanto o pessoal da Polícia Militar, quanto da Polícia Civil, Bombeiros e Detran-AM”, completou.
O concurso
O resultado final do concurso público da Polícia Militar foi divulgado no dia 20 de abril pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora do certame. O governo ofereceu 1.320 vagas para os cargos de Soldados, Oficiais e Oficiais de Saúde. Do total de vagas, 1.000 foram destinadas à contratação de soldados e 320 para oficiais combatentes e oficiais de saúde. Das 320 vagas para oficiais, há 94 vagas para carreira de Oficial de Saúde, dividida entre os cargos de Oficial Médico nas especialidades: Cardiologista (3), Cardiologista Ecocardiografista (1), Clínico Geral (16), Dermatologista (3), Endocrinologista (5), Gastroenterologista (2), Ginecologista (7), Neurologista (1), Oftalmologista (3), Ortopedista (9), Otorrinolaringologista (3), Pediatra (8), Proctologista (2), Psiquiatra (1), Veterinária (7), Farmacêutico Bioquímico (5), Enfermeiro (11), Oficiais Fisioterapeutas (7). As funções exigem ensino superior conforme a especialidade, e registro no órgão profissional. Aprovados
Os candidatos aprovados e classificados serão matriculados nos Cursos de Formação de Soldados (CFSD/PM), com 10 meses de duração, de Formação de Oficiais (CFO/PM), com 36 meses de duração, e de Formação de Oficiais de Saúde (CFOS/PM), com quatro meses de duração. As remunerações iniciais variam de R$ 2.657,28 (aluno soldado) a R$ 7.180,34 (aluno oficial e aluno oficial de saúde).