MANAUS – A CMM (Câmara Municipal de Manaus) aprovou na manhã desta segunda-feira, 24, uma Moção de Repúdio contra o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) por multar e obrigar o influencer Agenor Tupinambá a devolver a capivará Filó. Morador de uma fazenda no interior de Autazes, Agenor ficou conhecido nas redes sociais por mostrar sua rotina com o animal.
Na semana passada, Agenor contou ter sido multado pelo Ibama em R$ 17 mil por suspeita de maus-tratos, abuso e exploração animal. O órgão governamental também exigiu que os vídeos dele com a capivara fossem excluídos e que o animal fosse entregue a um centro de tratamento.
A notícia sobre a notificação do Ibama repercutir nas redes sociais e diversos políticos engajados na causa animal decidiram apoiar o tiktoker. Autor da Moção de Repúdio na CMM, o vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) afirma que ficou claro “o equívoco acontecido nesta atuação do renomado Instituto brasileiro”.
Na sexta-feira, 21, o influenciador afirmou que conseguiu junto ao Ibama evitar que a capivara Filó fosse entregue às autoridades.
Abaixo, a íntegra da Moção de Repúdio ao Ibama: