MANAUS – O deputado Saulo Vianna (PTB) apresentou um requerimento apontando a suspeição do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado Josué Neto (PRTB), no recebimento de pedidos de impeachment do governador Wilson Lima (PSC) e do vice, Carlos Almeida (PTB).
Segundo a vice-presidente da Casa, deputada Alessandra Campêlo (MDB), durante breve fala na sessão virtual desta terça-feira (12), o requerimento tem 13 assinaturas.
A suspeição se daria em função de Josué ser indiretamente beneficiado com os impedimentos de Wilson e Carlos, por ser ser o próximo na linha de sucessão no Governo do Estado.
O oposicionista Wilker Barreto (Podemos) disse que o requerimento se trata de uma manobra do governo e que é intempestivo, porque foi apresentado “em cima da hora”.
A líder do governo, deputada Joana D’Arc (PL), defendeu que o rito esteja dentro da legalidade. De acordo com ela, se o impeachment fosse apenas contra Wilson Lima, não haveria problema, mas como é contra o governador e o vice, o processo beneficia diretamente Josué Neto.
Josué disse que a suspeição é uma questão pessoal e que ele não se vê impedido de receber as denúncias, que são uma prerrogativa do seu cargo de presidente do Legislativo. Disse ainda que não vai ser ele quem vai julgar o caso e, sim, a Comissão Especial. “Eu não vou participar da comissão”, disse.
A leitura das denúncias do Sindicato dos Médicos (Simeam) que pedem está prevista para esta manhã.
+Comentadas 1