MANAUS – O presidente da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas), deputado Roberto Cidade (União Brasil), afirmou que a vinda do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), a Manaus, nesta sexta-feira, 24, foi importante para que ele conheça a realidade da ZFM (Zona Franca de Manaus) e as potencialidades econômicas da região.
“Hoje o presidente Alckmin está aqui conosco, veio ver como é a realidade da Zona Franca de Manaus. Nós estamos vivendo as tratativas da Reforma Tributária e é importante que ele e os demais de fora conheçam as nossas potencialidades regionais. A ZFM é a nossa principal matriz econômica e geradora de empregos, diretos e indiretos. Precisa ser defendida, preservada e esse é o nosso objetivo. A Zona Franca de Manaus é importante econômica, ambiental e socialmente”, afirmou Cidade.
Em Manaus, Alckmin presidiu a 308ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS). Na reunião, foram avaliados e aprovados 44 projetos industriais e de serviços, que estimam investimentos totais de cerca de R$ 1,5 bilhão e a geração de mais de 1.500 novos empregos na Zona Franca de Manaus.
Alckmin destacou, em discurso, que a Zona Franca é de Manaus e do Brasil e que é fundamental ampliar investimentos nas áreas de biotecnologia, mercado de carbono, potássio e gás natural na região. Ele afirmou que, ao final do governo Lula, a meta é ter feito a diferença na gestão da Amazônia e seus recursos.
“Anotei aqui todas as observações. Nós vamos nos empenhar, vocês vão ter um servidor na boa causa do emprego e desenvolvimento da região, do fortalecimento da Suframa”, garantiu o vice-presidente.
A reunião do CAS, realizada no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus, contou com a presença de senadores, deputados federais e estaduais, do governador Wilson Lima (União Brasil), do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), além do superintendente interino da Suframa, Marcelo Pereira, e de outras autoridades políticas, lideranças empresariais e representantes de entidades de classe.