Por Lúcio Pinheiro |
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), disse nesta quarta-feira (22) que, no que depender dele, a aliança com o governador Wilson Lima (União Brasil) seguirá. Aliados da dupla têm afirmado que há movimentos dentro dos grupos dos dois para que haja um afastamento.
“[A relação] Está da mesma forma que esteve durante a eleição [de 2022]. Conversei com ele [Wilson] na semana passada, estive em Brasília ligando para ele, ele ligava para mim, não tem problema nenhum, nenhum arranhão na nossa relação. A nossa relação é uma união em prol do benefício da população de Manaus. A nossa meta maior é cuidar da população de Manaus e cuidar do estado do Amazonas. Estou aqui empenhado em manter essa boa relação porque tem trazido bons dividendos, bons resultados para a nossa população. No que depender de mim, vai continuar”, disse David ao ser questionado sobre o assunto pela reportagem do ESTADO POLÍTICO.
Na terça-feira (21), o deputado estadual Abdala Fraxe (Avante), durante a sessão da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas), apelou ao “bom senso” do governador e do prefeito para que ignorem as “brigas intestinais” de aliados interessados em romper com a aliança entre os dois políticos.
“Eu tenho certeza, convicção absoluta, que o bom senso, que tanto o governador quanto o prefeito tem, vai fazer com que a população da nossa capital e do nosso Estado não seja prejudicada por brigas paroquiais, intestinais, e, muitas vezes, incentivadas por pessoas que não têm esse espírito público que esses dois comandantes no nosso estado e da nossa capital têm hoje”, disse Abdala.
Segundo o deputado, sua fala foi motivada por um artigo publicado na imprensa local, que trata sobre um suposto afastamento político entre Wilson e David. Abdala, que é aliado dos dois, classificou o texto de “lúcido”, indicando que há, de fato, um movimento para minar a aliança entre o governador e o prefeito de Manaus.
Para Abdala, que é esposo da secretária de Saúde de David, Shádia Fraxe, quem aposta no rompimento do prefeito com o governador vai perder. “Tenho certeza absoluta que todos aqueles que apostarem em uma divisão desta união, que tão bem faz ao nosso estado e a nossa cidade, vão perder essa aposta”, declarou o deputado estadual.
Vice governador renova fidelidade
A fala de Abdala ocorre três dias depois do vice-governador, Tadeu de Souza (Avante), sentir a necessidade de, em um espaço que teve no evento de posse de Marcos Rotta (Progressistas) na Casa Civil, renovar publicamente os votos de fidelidade a David.
“O Rotta é formatado com o mesmo ingrediente que eu sou feito, que é o ingrediente da confiança. A gente só coloca na nossa casa quem a gente confia. Estive nesta casa e me sinto, inclusive, parte dela. Rotta, outro ingrediente que assim como você eu também sou feito, é o ingrediente da gratidão. E esse produto não tem data de validade. Eu tenho o privilégio de ter entrado na vida política pelo andar de cima. E isso só aconteceu porque eu sou liderado por alguém que remodelou o exercício da atividade de titular do Executivo”, disse Tadeu, na sexta-feira (17), durante a posse do vice-prefeito na Casa Civil.
A manifestação de Tadeu ocorreu na semana em que o grupo de Wilson assumiu o comando do Progressistas no Amazonas, partido com boa musculatura no cenário nacional e que estava sob a presidência de Marcos Rotta, vice-prefeito e aliado de David.
Em troca do apoio de David nas Eleições de 2022, Wilson concordou que o aliado indicasse o vice da chapa. O indicado foi Tadeu, homem de confiança do prefeito.
Reeleito, o governador mantém a condição de aliado do chefe do Executivo municipal, mas é o vice-governador quem tem prestigiado mais de perto o trabalho de David em 2023. No próximo ano, o prefeito vai tentar a reeleição.
Antes de ser vice-governador, Tadeu era secretário da Casa Civil da prefeitura.